VISITA TÉCNICA NA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DA CAJUÍNA SÃO JOÃO
A pedido da Bodega Ecológica de Quixadá, a Cajuína São João, em Lagoa de São João, município de Aracoiaba, Ceará, realizou uma demonstração prática para uma equipe da bodega a cerca do processo de produção da cajuína artesanal. Vale destacar que o período de produção já havia se encerrado e que a demonstração realizada não contempla os padrões normais seguidos pela a agroindústria familiar anfitriã durante seu calendário de produção.
Conforme você pode conferir na sequência das imagens que gravamos, o processo se inicia com a limpeza do pedúnculo do caju. Na sequência, o pedúnculo é levado e passado no moinho que retira o suco e a bagana separados. O processo continua com técnicas de clarificação e escoamento do suco. Após completar esse procedimento, o suco é engarrafado e levado ao cozimento. Cabe destacar que não temos imagens desse procedimento, mas numa outra oportunidade faremos. Por fim, após o cozimento as garrafas são rotuladas e armazenadas, estando finalizado o processo da produção.
A visita técnica realizada à Cajuína São João é parte do roteiro para implantação de uma agroindústria de mesmo modelo no município de Quixadá. A agroindústria será instalada com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A contemplação do investimento se deu por aprovação de projeto apresentado pela Unipoupa, que é a instituição gerenciadora da Bodega Ecológica de Quixadá. O projeto tem como objetivo gerar trabalho e renda para 50 mulheres e beneficiar cerca de 300 famílias do cinturão produtivo no caju nos municípios de Quixadá, Ibicuitinga, Ibaretama, Aracoiaba e Ocara.

