JUVENTUDE RURAL PROTAGONISTA DO DEBATE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Na tarde desta quarta-feira dia 29 de novembro de 2023, a Bodega Ecológica e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, através do Coletivo Municipal de Juventude Rural e do Coletivo Municipal da Mulher Agricultora Familiar, realizaram uma excelente atividade que teve como tema “Juventude Rural Protagonista do Debate sobre Mudanças Climáticas”. O convidado para este momento foi o biólogo e vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar, um jovem parlamentar com vasta experiência e atuação em causas ambientais.
É preocupante os dados e as informações destacadas nos diversos relatórios divulgados recentemente por inúmeras instituições de pesquisas sobre o assunto. O que antes poderia ocorrer após 2050, poderá ser ultrapassado em uma ou duas décadas, o que é pouquíssimo tempo. São duas ou três eleições para presidente, são as três próximas Copas Mundiais e Olimpíadas, é a vida das crianças que estão nascendo agora. Não temos mais tempo. Os efeitos da crise climática já estão sendo sentidos HOJE.
Mas não são apenas situações de calor que as mudanças climáticas causam: inundações, furacões, aumento do nível do mar, oscilações violentas no clima. Para alguns fatores já é tarde demais, mesmo que as emissões poluentes cheguem a zero, os mantos de gelo continuarão derretendo ao longo de milênios, aumentando drasticamente o nível do mar. Apesar disso, se conseguirmos manter no limite o aumento da temperatura (menos de 2°C), será possível evitar um agravamento ainda maior dos efeitos sentidos globalmente.

