MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS SECAS.
Nos últimos tempos tem sido comum ouvirmos falar sobre Mudanças Climáticas. A preocupação já não é mais apenas apresentada pelos movimentos sociais, pelas instituições de pesquisas da área… a problemática ganhou, finalmente, notoriedade mundial. Nesta semana passada inclusive, por ocasião da realização da COP28, inúmeros líderes mundiais se voltaram ao debate a cerca dos efeitos recentes causados pelo modo como a temperatura passou a influenciar na vida dos povos do mundo inteiro.
Vivemos em um país, e especificamente em uma região, onde os efeitos causados pelas alterações no clima são fatores determinantes e exclusivos para definir a qualidade de vida das pessoas que aqui sobrevivem. E não diferente das pessoas, também estão alinhados nas mesmas condições, os demais seres vivos e em muito especial, os animais domesticados.
Um dos símbolos que nos remete a enfatizar os grandes problemas de clima no nordeste brasileiro é o mandacaru. Ele ficou historicamente conhecido por sua utilização para alimentar os rebanhos nos momentos mais difíceis, porém, o mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

