$lista->POST_TITULO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS.


Com o tema “Impactos das Mudanças Climáticas no Semiárido (Agricultura e Pecuária) e Produção de Alimentos Agroecológicos, ocorreu na manhã desta sexta-feira dia 28, na Bodega Ecológica de Quixadá, o seminário regional promovido pelo Instituto Agropolos do Ceará e a Ematerce.

Fizeram parte da mesa a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá, Conceição Sousa, o presidente da Federação das Associações, Francisco Antônio dos Santos, o presidente da Associação dos Catadores e Recicladores de Quixadá, Francisco Antônio Reis, a ex-deputada estadual, Rachel Marques. A Coordenação do seminário foi de Dedé Teixeira, representante da Ematerce.

Os impactos das mudanças climáticas estão visíveis nos dias atuais para toda a sociedade, seja através de eventos gerais como as alterações das temperaturas, seja através de eventos isolados como os casos de secas na região amazônica ou de grandes enxurradas na região sul. Não distante destas duas situações relatadas, o nordeste brasileiro pode ser mais afetado que o normal a partir do agravamento destas crises. Neste sentido, discutir saídas para elas é uma condição necessária, urgente, e que só terá sucesso através da construção de um grande plano que envolva todas as camadas sociais.